Saiba mais sobre Pilares
Os Pilares são elementos estruturais de seção prismática submetidos a esforços, principalmente, de compressão ou flexo-compressão. No caso do pré-fabricado, são dimensionados para resistir além da situação final solicitada, as situações transitórias como desforma, estocagem, transporte e montagem. Os Pilares Pré-Fabricados podem ser classificados de acordo com a aplicação em:
Pilar de Fechamento:São pilares de seção retangular aplicados nas fachadas da estrutura de galpões, a fim de proporcionar vãos menores de fechamento, ajudando na estruturação de alvenaria, painéis de fechamento de concreto ou fechamentos metálicos. São dimensionados para receber de 85 a 100% dos esforços de vento provenientes na fachada, tendo em geral, seções maiores que os demais pilares do galpão.
Pilar de Pórtico:Garantem o apoio das vigas de cobertura do galpão, suportando toda a carga exercida sobre elas, ou seja, terças e telhas. Esses pilares podem ser utilizados tanto em coberturas pré-fabricadas (vãos de até 30,00m), como em coberturas metálicas (até 50,00m). Por estarem associados através das vigas de cobertura a outros pilares, sofrem esforços menores, tendo em geral seções mais esbeltas que pilares de fechamento.
Pilar de Ponte Rolante:Estes pilares são pré-dimensionados a fim de suportar as vigas que dão sustentação às pontes rolantes. Existem dois tipos de pilares de ponte rolante: um deles destina-se única e exclusivamente ao apoio das vigas de ponte rolante, e o outro é utilizado no apoio destas e também, das vigas de cobertura.
Pilar Multi-pavimento:Pilares retangulares usados para edifícios com diversos pavimentos. São conectados às vigas através de ligações articuladas para edifícios de alturas até 12,00m e com ligações semi-rígidas para edifícios de maior altura.